0

Benefícios de correr ou caminhar

Você gosta de correr, ou de apenas dar aquela caminhada no final da tarde?

Bem, saiba que isso é um hábito muito saudável e que deve sim fazer parte de sua rotina diária. Os benefícios são incríveis, como você poderá comprovar nesse artigo.

As pessoas tem dúvidas sobre o que é melhor para a saúde, correr ou caminhar. Bem existem diferenças. Quem apenas caminha, tem a errada impressão de que as pessoas que correm obtêm muito mais benefícios para o corpo. Só que tanto a caminhada como a corrida proporcionam saúde e bem-estar, cada qual respeitando os limites do praticante. Saiba que o que determina a queima de mais ou menos gordura da pessoa não é o tipo de exercício e sim a intensidade do exercício.

plano-de-corrida

Na caminhada, a pessoa trabalha em intensidade baixa, portanto o gasto maior é aeróbio. Quem anda durante uma hora gasta 480 calorias, das quais 70% são gordura. A corrida queima o dobro de calorias, mas dessas apenas 40% são de gordura. Isso acontece porque quando se começa a correr, a intensidade do exercício aumenta, diminuindo o gasto de gordura como fonte de energia.

Resumindo as duas práticas são hiper saudáveis e recomendadas, mas não abuse dos seus limites. Cada um tem um limite e isso deve ser respeitado.

Vou listar aqui abaixo alguns dos principais benefícios de quem pratica tanto a caminhada como a corrida:

1- Perda de gordura e peso corporal.

2- Melhora do nível de colesterol e o aumento do bom colesterol (HDL).

3- Redução do risco de AVC, ataque cardíaco e significativamente o risco do câncer de mama.

4- Melhora a função do rim.

5- Estimula a formação de massa óssea prevenindo o aparecimento da Osteoporose.

6- Regula a pressão arterial.

7- Proporciona o aumento de massa muscular.

8- Melhora o condicionamento físico.

9- Previne o envelhecimento precoce.

10- Aumenta o nosso sistema imunológico.

11- Diminuição do estresse e amenização dos sintomas da TPM.

12- Aumento da autoconfiança.

13- Melhora do sono e da recuperação de esforços de sua rotina diária.

- Principais grupamentos musculares utilizados durante a corrida:

  • Glúteos.
  • Quadríceps.
  • Panturrilha.

- Dicas para um melhor rendimento físico durante a corrida:

  • Iniciantes devem começar bem devagar, não devem forçar muito o ritmo. Mas uma regra é para todos: sempre quando começar a corrida, vá com um ritmo mais moderado, aumentando o ritmo aos poucos até chegar ao ápice.
  • É importante controlar a respiração. Não tenha vergonha de andar se não estiver agüentando o ritmo. Ande um pouco, respire fundo para armazenar bastante fôlego e prosseguir com o resto da corrida.
  • Quando estiver chegando ao fim da corrida, procure sempre baixar o ritmo aos poucos. É importante não baixar tão depressa os batimentos cardíacos quando você parar de correr.

Suplementação indicada para a prática de corridas:

Sports drinks: O corredor precisa de uma alimentação rica em carboidratos para ter energia e ir bem até o fim da corrida. Carboidratos e eletrólitos são os principais nutrientes que o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e permanecer firme até a parte final do trajeto. Os sports drinks são uma importante fonte de carboidratos e eletrólitos. A corrida é uma atividade física que exige bastante e o corpo acaba perdendo muito líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks são muito importantes especialmente com relação à reidratação do corredor.

Multivitamínicos: A movimentação durante uma corrida é muito intensa, o que significa que você perde vitaminas e minerais muito rapidamente. É importante que o suplemento seja rico em vitamina C, vitamina E, zinco e vitamina B. As vitaminas C e E tem propriedades antioxidantes que ajudam manter o sistema imunológico fortalecido. O zinco é importante para manter os níveis de produção de hormônios de suporte para o músculo. As vitaminas do complexo B ajudam na construção de novos tecidos musculares e a amenizar perda de tecidos musculares durante longos períodos de atividade física. O multivitamínico também ajudará no reparo de músculos danificados e cansados após uma longa corrida. Quanto mais rápida for a sua recuperação, melhor será seu desempenho na corrida seguinte.

Termogênicos: É importante para o corredor manter uma boa forma física para ter um melhor desempenho no esporte. À medida que o desempenho do atleta melhora, os resultados estéticos e para a saúde aparecem mais. Mas, para ter um bom desempenho, é preciso estar no peso ideal. Os termogênicos ajudam na perda de peso. A ação termogênica significa transformar as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia. É interessante para os corredores utilizarem a suplementação dos termogênicos para auxiliar na perda de gordura e manutenção do peso. Os termogênicos mantêm seu metabolismo acelerado para que você queime mais calorias ao longo do dia. Os termogênicos ajudam o seu corpo a queimar calorias, especialmente as provenientes da gordura, como fonte de energia.

Whey protein: É a principal fonte de proteínas que existe no mercado e é essencial para todos os esportistas. As proteínas são sinônimo de ganho e manutenção de massa muscular. Whey protein é a fonte de proteínas de maior valor biológico que existe, ajuda no crescimento de massa muscular e é importante também na recuperação muscular. Assim, ela pode ser usada tanto antes como depois da corrida. O aumento de massa muscular ajuda o corredor a ganhar mais resistência física, o que o faz suportar o ritmo da corrida por mais tempo.

Antioxidantes: Ajudam na manutenção de um sistema imunológico forte, assegurando o andamento e o progresso do seu treinamento. Os antioxidantes ajudam a amenizar a ação dos radicais livres. Estes agem no organismo, reduzindo a carga energética do seu corpo. Os radicais livres reagem com algumas substâncias químicas no corpo e acabam interferindo com a habilidade da célula de funcionar normalmente.

Barras protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas antes, durante ou após a corrida, pois são muito práticas e fáceis de carregar. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver correndo pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas e uma excelente fonte de proteínas, essenciais para o crescimento muscular.

Bem, espero que esse post seja bastante útil para você. E se você ainda tinha alguma dúvida sobre iniciar a sua corrida ou caminhada, só posso te dizer uma coisa: É HORA DE CORRER! Mas se preferir, CAMINHE!

Compartilhe agora!!

Maurício Nogueira

Sou um ex-atleta profissional de Volley e amante de diversas práticas esportivas. Além disso trabalho com Marketing Digital e sou autor de cursos e e-books desse segmento, além de administrar diversos Blogs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 3 = quinze